Ordem do Dia 06/01/25

continua depois da publicidade

Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia.

Duas recentes notícias pautam o campo da direita e adjacências. A primeira, advinda do discurso de posse do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes. O homem disse que a “ideologia não pode suplantar o dia a dia”.

Para muitos, isso seria óbvio. Mas, nos últimos anos, essa ideia não tem prevalecido na política brasileira. Não apenas na direita. A condução catastrófica da política econômica, do atual governo, mostra que a ideologia tem, de fato, pautado o dia a dia.

Outra notícia à direita seria o lançamento da candidatura do cantor Gustavo Lima, a presidente da República. Ao lado de Bolsonaro e de Pablo Marçal, o cantor forma uma trinca, no mínimo, exótica. Donde vem a pergunta: isso é sério?

Esses movimentos, sejam à direita ou à esquerda, onde prevalece a irracionalidade, representam um momento histórico. Vemos a decadência dos princípios iluministas, que presidiram o debate desde o século XVIII. O século XXI reinstaurou o obscurantismo.

A “tigrada” ignara tem presidido os trabalhos. E dado o tom. Os “Pablo Marçais” da vida estão aí para provar nossa tragédia política e cultural.

* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG), Direito Administrativo (UFMG) e Ciência Política (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com