Ordem do Dia 20/12/24

continua depois da publicidade

Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia.

Apreciadores do cinema não falam em outra coisa: o filme brasileiro “Ainda estou aqui” reconciliou o cinema brasileiro com o público. Alguns milhões de pessoas já viram o filme. E outros irão, provavelmente, pelo mesmo caminho.

Se as múltiplas indicações para prêmios internacionais vingarem, o filme será visto por dezenas de milhões de expectadores, em todo o mundo. Certamente, será um recorde.

“Ainda estou aqui” foi indicado a receber prêmio até pelos “hermanos” (!!). Aos argentinos se somam norte-americanos (Oscar e Globo de Ouro), ingleses, franceses e espanhóis. Aguarda-se a manifestação de italianos (Festival de Veneza) e alemães (Festival de Berlim).

Walter Salles, o diretor, é figurinha carimbada. Vem de outras vitórias. A família do homem tem origem sul-mineira. O primeiro Banco Moreira Salles (hoje Itaú-Unibanco) foi fundado em Pouso Alegre. Quebrou.

Anos depois, tentaram novamente em Poços de Caldas. A segunda agência foi inaugurada em Andradas. Deu certo e aí está.

O filme é muito bem feito e escapa das bolas divididas. A questão política é incidental, embora responsável pelo drama familiar decorrente.

Trata-se de uma homenagem às mulheres e viúvas guerreiras, em especial. Principalmente quando são estupidamente colocadas nessa situação.

Resta uma ironia histórica: o local de prisão, tortura e morte do engenheiro Rubens Paiva, até hoje desaparecido politico.

Rubens Paiva teria sido torturado e morto no quartel da Primeira Divisão do Exército. Exatamente onde hoje se encontra encarcerado o general Braga Neto.

Os oficiais acusados de sua tortura e morte, embora identificados, jamais sofreram qualquer reprimenda. E la nave va…

* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG), Direito Administrativo (UFMG) e Ciência Política (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com