Ordem do Dia 19/12/24

continua depois da publicidade

Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia.

Um dos nossos atentos leitores corrigiu, corretamente, um dado divulgado por esta coluna, nesta semana: o valor dos leilões de reservas cambiais, em dezembro.

Quando escrita a coluna, o valor dos leilões estaria em 3 bilhões de dólares. Quando publicada, passava de quinze.
No dia 19 de dezembro, com o anúncio de novo leilão, o patamar estaria na casa dos 20 bilhões de dólares.

Todo esse esforço se dedica a arrefecer a escalada da alta do dólar. O que demanda nova correção da referida coluna: o câmbio não estaria “aparentemente” descontrolado. Mas sim efetivamente em ebulição caótica.

Analistas mais sábios têm repercutido as ideias aqui dispostas, que atribuem esse caos à infeliz política econômica do governo.

O colunista William Waak classificou Lula de “negacionista”. O homem não seria capaz, em razão de dificuldades cognitivas, de reconhecer os fatos. Desqualifica frontalmente o presidente Lula.

Isso nos faz lembrar o governo anterior e seus seguidores, muitos deles experimentando a mesma experiência prisional do atual presidente.

Numa abordagem de tipo lombrosiana, poderíamos afirmar que o negacionismo seria um passaporte para a cadeia. A conferir. Outra análise que referenda esta coluna, seria a da economista Carla Beni, da Fundação Getúlio Vargas.

Segundo essa senhora, a incompetência, incompreensão e falta de credibilidade desse governo se soma, catastroficamente, à irresponsabilidade do Congresso.

Preocupado apenas em espoliar a nação, via emendas. Seriam os tais abutres: reconhecendo o governo em decomposição, tratam de pegar o que podem.

O que temos, à esquerda, é o que aí está. O que tivemos, à direita, seria o que aí esteve. Independente da nomenclatura, não passam de tristes figuras. Os fatos, que ambos os lados negam, dizem isso. Mas de que valem os fatos?

* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG), Direito Administrativo (UFMG) e Ciência Política (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com