Ordem do Dia 03/12/24
continua depois da publicidade
Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista Político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia.
A ameaça de Donald Trump aos Brics, cuja economia soma cerca de 30% do PIB mundial, faz pensar. Segundo Trump, os paises que tentarem substituir o dolar por outra moeda, como meio de troca no comércio internacional, sofreriam sobretaxas de 100%, sobre seus produtos.
O que inviabilizaria, a esses produtos, competirem no mercado dos EUA. Estariam fora desse comércio. Uma ameaça a ser considerada. Mas daí vem algumas indagações.
Os Brics têm uma economia maior que a dos EUA, ou da União Europeia, isoladamente. Não seria um montante a ser ignorado.
E, a rigor, o dólar (ou o Euro, por exemplo) poderia funcionar como uma referência monetária, num sistema de compensação interna, em conta-corrente de dois, ou mais países.
E daí evoluir para uma unidade de valor, referenciada, sem circulação no mercado. Mas que funcionaria como âncora monetária, e contratual, a exemplo da URV (Unidade Real de Valor). Uma das ferramentas do Plano Real, que funcionou perfeitamente.
Numa cesta internacional de moedas, o dólar, ou o Euro, ou ambos, serviriam como equalizadores cambiais – sem necessariamente comporem as relações, em conta-corrente, dos Brics, por exemplo.
Como Trump faria para controlar, ou interferir, numa operação desse tipo, de simples natureza interbancaria? Que poderia ser referendada pelas autoridades monetárias dos respectivos países signatários? E operacionalizada, por exemplo, via bancos de fomento?
Perguntar não ofende. De todo modo, ainda que Trump seja um biruta despreparado, não parece inteligente, para o Brasil, tal arranjo.
Vamos trocar o Ocidente (Europa e EUA) por uma aliança, onde ficaríamos presos às diatribes de China, Índia e Rússia? Deus nos livre.
* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG), Direito Administrativo (UFMG) e Ciência Política (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com