Ordem do Dia 14/11/24

continua depois da publicidade

Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista Político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia.

Ontem esta coluna abordou dois acontecimentos de cunho fundamentalista, ocorridos nos EUA. Pelo menos um deles de raiz terrorista. Hoje somos nós.

O que determina uma ação terrorista não seria sua dimensão ou resultado. Mas sua intenção e procedimento. Define-se também pelo seu componente aleatório. Desde que cause danos e promova o medo.

Parece que esse foi o caso das explosões defronte ao STF, em Brasília. Há quem defina seu autor como “Adélio Bispo da direita”. Seria um filiado do PL de Santa Catarina.

Até hoje discute-se as especificidades do atentado do Bispo, contra Bolsonaro, bem como a saúde mental do homem. Agora é a vez do nosso “Unabomber”.

Não haveria um alvo específico, ou uma pessoa determinada, a ser atingida. Tanto o STF quanto a Câmara dos Deputados foram “visitadas” pelo terrorista. Logo, seria uma instituição o objetivo e o atentado teria claras motivações políticas.

Mas o sofrimento mental desses dois personagens, envolvidos nesses dois episódios, o Bispo e o candidato do PL de Santa Catarina, deve ser levado em conta.

A pergunta que se segue seria uma só: por qual razão arena política brasileira foi tomada por birutas raivosos, ignorantes a granel, tipos agressivos e descontrolados, idiotas convencidos e, enfim, pelo crime organizado?

O que motiva essa fauna a invadir a suposta “Ágora” política, onde se dariam as nobres discussões, entre personagens qualificados? E por que, principalmente, têm tanto espaço e apoio?

Quem responder a essa pergunta estará habilitado a lecionar em Hogwarts.

* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG), Direito Administrativo (UFMG) e Ciência Política (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com