Ordem do Dia 21/10/24
continua depois da publicidade
Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista Político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia.
A última edição desta coluna repercutiu matéria da revista britânica The Economist. Que tratava das supostas sabotagens, ordenadas por Putin, realizadas em diferentes países ocidentais.
No dia seguinte, o jornal The Washington Post publicou matéria com conteúdo semelhante, acrescentando que os preparativos para a terceira guerra mundial estavam em andamento.
A publicação norte-americana, além de citar as sabotagens da Rússia, associou a China, a Coreia do Norte e o Irã a esses esforços em direção à guerra.
Entretanto, dois outros fatos devem ser considerados: o comportamento de Israel, massacrando indiscriminadamente mulheres e crianças, aos milhares, favorece a discórdia mundial.
Assim como a situação da Ucrânia, certamente uma vítima da guerra, em maus lençóis, que entrou no “modo desespero” e quer trazer toda a OTAN para o conflito.
Contribuindo, igualmente, para uma escalada da violência. O restante do mundo, navegando nos mares da indiferença, da ignorância e da impotência, aguarda seu destino. No caso, “é nóis”. Caberia dizer que a final da Copa do Brasil não vai alterar tais ameaças.
Se a perspectiva histórica comparativa serve para alguma coisa, seria certo dizer que os aspectos estruturais desse imbróglio não parecem irreversíveis. Pelo contrário. Haveria muitas formas de se construir algum tipo de solução positiva.
Bastaria um pouco de juízo, bom senso e boa vontade para se aliviar a tensão. Mas aí estaria o busílis: onde encontrar tais virtudes? Nunca foram abundantes, em tempo algum, mas agora parecem definitivamente fora de moda. E não adianta recorrer aos “influencers”.
* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG), Direito Administrativo (UFMG) e Ciência Política (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com