Ordem do Dia 10/10/24
continua depois da publicidade
Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista Político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia.
A aventura do PSDB na mais importante eleição municipal brasileira, São Paulo, encerra o último capítulo de uma saga. Melancolicamente, trazendo prejuízo para o espectro político nacional.
Esboroou-se o sonho da social democracia europeia, em terras tupiniquins. De “weel fare state” (Estado do bem estar), fomos a um baita mal-estar.
Tendo alcançado menos de 2% dos votos majoritários em São Paulo, não tendo logrado eleger um único vereador (nem mesmo o neto do emblemático Mário Covas), qualquer comentário parece supérfluo, diante dos números.
Em seu principal ninho, de onde historicamente lançou suas asas, realizando as principais políticas públicas da história recente do Brasil, o PSDB pia baixo. Ou não pia nada. Seus herdeiros não estiveram à altura de sua herança. Não honraram sua história.
O episódio envolvendo Aécio Neves, bisonhamente abatido por uma dupla de meliantes, deu lugar à “dancinha” de João Dória, fenômeno difícil de explicar.
Finalmente, com Datena, protagonista de um tratamento deselegante para com Tabata Amaral, veio a retumbante cadeirada. Inspira nome de faroeste: “Dois ‘outsiders’ (aventureiros políticos) em conflito”. E agora?
Entregue a seres menores, a sigla deveria rever seu símbolo. Em respeito à sua brilhante história, seria o caso de separá-la e preserva-la de seu vexatório presente e de sua ausência de futuro.
O Tucano poderia, talvez, dar lugar a um Tico-tico. Sem fubá, naturalmente. O cancioneiro popular agradece.
* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG), Direito Administrativo (UFMG) e Ciência Política (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com