DMAE retira água de açude para evitar racionamento em Poços

Autarquia segue tomando medidas para minimizar escassez hídrica

continua depois da publicidade

O DMAE tem buscado evitar o racionamento de água tomando uma série de medidas. Além de campanhas para o uso racional da água, a criação do ligue denúncias, o rodízio e a utilização da reserva técnica, o departamento tem buscado açudes e lagos na região que possam ampliar a capacidade de abastecimento em Poços de Caldas.

Para isso, tem contado com o apoio de empresas e fazendeiros que estão disponibilizando suas reservas hídricas para auxiliar a população.

O DMAE instalou 700 metros de redes para captar a água de um açude próximo ao Santuário da Mãe Rainha e levar até a Represa Saturnino de Brito.

Poços de Caldas está há mais de 180 dias sem grandes chuvas e, mesmo assim, não ficou um dia sem abastecimento, colocando na Saturnino mais de 31 milhões de litros de água.

É necessário que a população colabore fazendo uso racional da água. Denúncias de desperdício podem ser encaminhadas por WhatsApp pelo Ligue Denúncia (98433-4049).

Para economizar água, o DMAE recomenda algumas dicas básicas: tome banhos rápidos; feche a torneira enquanto escova os dentes; não limpe a calçada com água; use balde em vez de mangueira para lavar o carro; não deixe torneiras pigando e verifique vazamentos; fique atento à descarga desregulada; ao lavar a louça, primeiro procure retirar o excesso de sujeira e somente depois ligue a torneira; reaproveite a água da máquina de lavar.