Prefeito anuncia o fim do serviço de charrete para 4 de setembro

Licenças serão canceladas após a data

continua depois da publicidade

A Prefeitura vai cancelar todos os alvarás de funcionamento de charretes em Poços de Caldas. Segundo ela, a decisão independe da aprovação ou não de um projeto de lei que foi encaminhado à Câmara Municipal.

O anúncio foi feito pelo prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) em uma transmissão pela internet na noite de segunda-feira, 30. Segundo o prefeito, no dia 4 de setembro, todos os alvarás existentes de charreteiros serão cancelados.

A notícia chamou atenção pois o próprio prefeito já havia encaminhado um projeto de lei para a Câmara, no início de junho, definindo a mesma data para acabar com o serviço de charretes. No entanto, o projeto ainda não foi votado.

“Uma coisa não depende da outra. O término das charretes hoje por tração animal, é uma coisa que nós já determinamos a fazer, demos até a data, no dia 4 de setembro e pretendo cumprir essa data, assim como eu falei na live, cumprir essa data para que possa acontecer e a nossa procuradoria está vendo toda a parte legal para que possa haver a interrupção nos alvarás de funcionamento para que possa realmente se encerrar nesse dia quatro”, disse o prefeito durante a live.

continua depois da publicidade

Surpresa
Os charreteiros dizem que foram surpreendidos com o anúncio e devem questionar na Justiça a legalidade da decisão.

Eles alegam que as charretes atuam em Poços há 125 anos e que 38 famílias dependem do trabaho. Se for aprovado, o projeto que já tramita na Câmara vai acabar com as charretes puxadas por animais e autorizar o município a substituí-las por carruagens elétricas.

O projeto não propõe uma alternativa para quem depende da charrete. A proposta aguarda o parecer das assessorias técnicas e também a aná-lise de três comissões para só depois ser levado à votação.