Ordem do Dia 18/06/24

continua depois da publicidade

Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista Político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia. 

Coincidentemente, a capa da revista Veja ilustra, com precisão, o conteúdo da nossa última Ordem do Dia.

Entretanto, haveria mais um dado curioso: Lula, finalmente, decidiu se comprometer com alguma racionalidade administrativa.

Talvez temeroso com o derretimento dos fundamentos macroeconômicos de seu governo. Disse que observaria a responsabilidade fiscal. Não adiantou.

O “mercado” (segundo o presidente, uma entidade sinistra) não acreditou e o dólar voltou a subir. Além disso, avaliam que o Copom não reduzirá os juros. Definitivamente, a palavra presidencial não inspira qualquer confiança.

Essa insegurança causada pelos governos petistas, especialmente o atual, advém de seu apego à mentira. Mentem compulsivamente.

E o pior: acreditam piamente nos disparates, muitos deles ideológicos, que divulgam. Nesse quesito, seriam tão inimigos dos fatos quanto o governo anterior.

Uma importante referência histórica, sobre esse “negacionismo” petista, encontra-se na obra de Larry Rohter, correspondente do The New York Times, atuante no Brasil desde 1972.

Esse mesmo que foi expulso do Brasil, pelo governo Lula 1, mesmo sendo casado com uma brasileira e pai de dois brasileiros. A expulsão foi revertida por decisão judicial.

Ele faz uma retrospectiva do comportamento petista, na referida obra (“Deu no New York Times”), desde o assassinato do prefeito petista Celso Daniel.

A mentira seria sua “razão de viver”. Seria a principal característica, também, do atual presidente. É de arrepiar.

* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG), Direito Administrativo (UFMG) e Ciência Política (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com