Ordem do Dia 12/06/24

continua depois da publicidade

Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista Político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia. 

A grande imprensa brasileira tem repercutido o “novo” projeto de lei, que de novo não tem nada. Foi proposto, em 2016, pelo ex-deputado petista Wadih Damous, que hoje ocupa um conveniente cargo no governo federal.

Seria um típico projeto anti-Lava Jato, buscando dificultar as delações premiadas, que tanto expuseram as falcatruas petistas.

Mas, agora, mudou-se o braço da viola. Com o Poder Judiciário, especialmente o STF, devidamente “domesticado” pelo atual governo, o impedimento das delações interessa preferencialmente à direita bolsonarista.

Que, assim como a esquerda petista, se notabilizou pelos crimes cometidos. Em ambos os casos, no atacado e no varejo.

O presidente da Câmara dos deputados, Arthur Lira (que só pensa naquilo…), desarquivou o projeto, dando-lhe fôlego suplementar: uma tramitação em regime de urgência.

Basicamente, o tal projeto só autoriza a delação premiada se o réu estiver solto. Mas se o cidadão está livre, leve e solto, por que faria algum tipo de delação? Eis o busílis.

Alguns alvos teriam atiçado essa iniciativa: a delação do tenente-coronel Mauro Cid, bem como àquelas ligadas ao assassinato de Marielle Franco e seu motorista, que levaram à prisão os irmãos Brazão e um delegado de polícia, supostamente à serviço das milícias cariocas. “Tutto buona gente”, diriam os mafiosos.

Aparentemente, as semelhanças entre a esquerda petista e a direita bolsonarista se revelam em diferentes oportunidades. Oportunidades essas relativas aos métodos e modos criminosos de ambos os lados.

Enquanto isso, seus seguidores acríticos assim permanecem, mobilizados em sua cegueira comum, no papel de eternas “Polianas”… Fofo.

* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG), Direito Administrativo (UFMG) e Ciência Política (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com