Ordem do Dia 11/06/24
continua depois da publicidade
Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista Político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia.
O cardápio político mundo a fora, inclusive no Brasil, nos leva a fazer uma simples pergunta: afinal, o que está ocorrendo?
Não haveria resposta, mas há um sentimento no ar: parece que o clima está piorando. Na Europa, o avanço da extrema direita não seria uma questão meramente ideológica.
A agenda desse grupo político sugere conflitos diversos, bem como dificuldades para os países emergentes. No caso do Brasil, o acordo Mercosul-União Europeia vê-se ameaçado.
Além do fato da restrição à imigração. Os brasileiros que alimentam o sonho de “tentar a sorte” na Europa terão mais dificuldades.
A patética política externa do governo Lula, confusa e pouco profissional (uma típica “operação Tabajara”), agrava ainda mais essa percepção. Pois seria marcada por uma inexplicável postura anti-ocidental.
Não faria o menor sentido apoiar Putin e, simultaneamente, hostilizar Netanyahu: ambos são “tampa e panela”, situando-se à extrema-direita.
Inclusive, Putin foi acusado de financiar políticos dessa linha ideológica, através da agência Voz da Europa, atualmente proibida de operar, por decisão da União Europeia.
Um pouco tarde, talvez, visto o crescimento da agremiação extremista nas recentes eleições para o Parlamento europeu.
A extrema-direita ainda não é maioria, mas cresceu substancialmente e os atuais governos da França e da Alemanha se vêem em dificuldades.
Tanto que o Parlamento francês foi dissolvido e haverá novas eleições. Le Pen vencerá Macron? Inaugurando mais um governo de direita na Europa, comandado por uma mulher?
Na América do Norte, por sua vez, a típica natureza “pré-histórica” da legislação eleitoral, dos EUA, admite que Trump seja preso – e, simultaneamente , eleito presidente daquele país. Vai entender…
O ressentimento do homem, numa situação dessas, faz o imaginário percorrer os mais sinistros cenários. Será que Trump teria acesso àquela maleta que dispara mísseis nucleares, dentro da prisão?
E quanto aos seus eventuais companheiros de cela, alguns “cheios de amor para dar”? Nem Hollywood daria conta de desenvolver semelhante roteiro. E la nave va…
* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG), Direito Administrativo (UFMG) e Ciência Política (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com