Ordem do Dia 03/06/24
continua depois da publicidade
Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista Político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia.
As agendas dos candidatos a prefeito de São Paulo, no feriado de Corpus Christi e no fim de semana subsequente, revelam uma polêmica.
Enquanto Ricardo Nunes, o atual prefeito, divulgou que compareceria à “Marcha para Jesus”, Boulos e Tabata Amaral optaram participar da “Parada do Orgulho LGBT”, a se realizar no domingo seguinte.
Os demais candidatos optaram por não comparecer a nenhum desses eventos. Sem entrar no mérito das virtudes, ou defeitos, de cada uma dessas atividades, uma de cunho religioso e outra comportamental, indaga-se sobre sua politização. Seria razoável?
Ao longo da história, a mistura de política e religião teria sido responsável por alguns dos maiores flagelos da humanidade. A lista seria enorme e continua aumentando.
Quanto à questão comportamental, por qual razão politizar uma atividade eminentemente privada? A rigor, seria possível propor alguma política pública, sobre opção sexual, sem se enredar em polêmicas sem fim?
A separação entre Estado e religião é matéria constitucional. Mas não é observada. Tanto que há uma “bancada evangélica” no Congresso.
Opção sexual, por sua vez, dependeria de cada um. Terceiros, não participantes, não têm nada a ver com isso. Parece simples. Mas não é, pelo visto. Determinados assuntos, expostos na arena política, servem apenas para confundir.
Basicamente, nenhum tipo de proposta, especialmente de alcance municipal, teria o condão de disciplinar, interferir, proibir ou fomentar atividades religiosas, identitárias ou comportamentais. Não necessitam de alvarás, ou licenças municipais para existirem.
Se assim é, o que candidatos a prefeito estão fazendo nesses tipos de eventos, senão demagogia? Os mais sábios que respondam…
* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG), Direito Administrativo (UFMG) e Ciência Política (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com