Secretaria de Saúde admite que pode terceirizar exames laboratoriais

Possibilidade está em fase de estudos sobre a viabilidade

continua depois da publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde respondeu a um requerimento da vereadora Luzia Martins (PDT) sobre o Laboratório da Policlínica Central de Poços de Caldas.

A Secretaria admitiu a possibilidade de desativação do laboratório da Policlínica, mas reforçou que ainda está analisando a situação para verificar a viabilidade do processo de terceirizar o serviço para laboratórios privados.

“Caso aconteça a desativação, os equipamentos e servidores serão transferidos para montar um laboratório no Hospital Margarita Morales e para aumentar a capacidade da UPA”, informou.

Além disto, a Secretaria não soube informar se uma possível terceirização dos serviços do laboratório geraria economia para os cofres públicos municipais, pois o processo ainda está “em estudos”.

Reforma
Outro ponto destacado foram as reformas nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros para adequar à estrutura com salas de coleta/exame para atender o que estabelece a legislação.

Com a possível terceirização dos procedimentos, caso as coletas não sejam mais realizadas nas UBSs, “as salas de coleta de material serão reutilizadas para outros procedimentos necessários, garantindo a otimização dos recursos e espaços disponíveis”.

Ainda sobre essa questão, a vereadora considerou que a realização da coleta nos próprios PSFs facilita o deslocamento para a população que consegue fazer tudo próximo à sua residência sem precisar alterar a sua rotina.

continua depois da publicidade

No entanto, para a vereadora, com a realização dos procedimentos em outra localidade, a população terá que arcar com os custos de deslocamento e adequar toda a logística de horários, visto que o transporte público carece de horários disponíveis em determinadas regiões.

Ela questiona se foi analisado o impacto que essas mudanças podem causar à população e a Secretaria Municipal de Saúde disse que a alteração, caso ocorra, “não vai prejudicar o acesso da população já que a ideia é credenciar diversos laboratórios em todas as regiões da cidade”.

Para a Secretaria, a grande diferença é que o usuário poderá escolher onde colher seus exames.

Comunicação
A vereadora também apontou que um pequeno investimento no Laboratório da Policlínica Central, com a aquisição do interfaceamento solucionaria todo o problema de comunicação entre os equipamentos do laboratório e o sistema de gestão laboratorial.

“Essa não seria uma solução mais eficaz pensando a Política Nacional de Atenção Básica?”, questionou.

A Secretaria diz que o interfaceamento no laboratório da Policlínica não resolve o maior problema relacionado às coletas atualmente, que é a logística de transporte dos exames.

Sobre os pagamentos aos laboratórios particulares terem valores diferenciados (maior) da tabela SUS, a Secretaria relata que toda avaliação a respeito da execução da proposta ainda está sendo estudada.