Vereadora questiona demora para realização de cirurgias ginecológicas
Regina Cioffi quer saber quantas pessoas aguardam o procedimento
continua depois da publicidade
As cirurgias ginecológicas são aquelas realizadas no aparelho reprodutor feminino que podem ter objetivos diversos, como diagnóstico e tratamento de doenças e lesões e a preservação ou interrupção da fertilidade.
Preocupada com a procura de mulheres relatando a demora na realização deste tipo de procedimento por parte da Secretaria Municipal de Saúde, a vereadora Regina Cioffi (Progressistas) enviou ao Executivo uma série de questionamentos sobre o tema.
“O medo e as incertezas de um procedimento cirúrgico são questões recorrentes na mente das mulheres. Porém, com a orientação adequada do profissional e da equipe, é possível superar as dificuldades e passar pelo tratamento cirúrgico com tran-quilidade”, diz a vereadora.
No documento, a legisladora questiona a Administração Municipal a respeito do número de pacientes aguardando a realização de cirurgias ginecológicas e quais os procedimentos ginecológicos de maior demanda.
Ela também solicita informações sobre qual instituição hospitalar realiza estes procedimentos. Regina também solicita informações sobre o total de procedimentos realizados nos últimos 12 meses e se houve período, no último ano, que as cirurgias não foram realizadas ou que ocorreu alguma diminuição do número de realizações.
Muitas vezes, a cirurgia é utilizada não só como tratamento, mas também para o diagnóstico. Neste campo, as chamadas “cirurgias minimamente invasivas” desempenham um papel cada vez mais importante na ginecologia, permitindo exames e cirurgias com resultados precisos, baixo risco e recuperação mais rápida.
“A indicação precisa e uso da técnica adequada para cada procedimento, além do diálogo médico-paciente permite minimizar os riscos intra e pós-operatórios”, comenta.