Ordem do Dia 05/04/24
continua depois da publicidade
Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista Político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia.
Notícia divulgada na imprensa internacional, informa que a Ucrânia será admitida na OTAN. Isso, segundo o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken. Mas quando? Em plena guerra com a Rússia? Eis o busílis.
Blinken não marcou data. Disse que será “em algum momento”. Putin, por sua vez, adiantou que haverá guerra, entre a Rússia e a OTAN, quando chegar esse momento. Aí danou-se.
Um conflito armado entre Rússia e OTAN (uma aliança militar que soma dezenas de países) poderá mobilizar, também, os assustadores aliados de Putin, que já estão ajudando na guerra.
A saber: China, Irã e Coreia do Norte. Maduro, que acaba de sancionar lei anexando o território de Esequibo à Venezuela, (posando de grande conquistador, com um papel na mão) talvez queira ajudar Putin. Resta saber como.
A afirmação de Blinken poderia ser um blefe? Ou o anúncio de uma escalada da guerra? Haveria o risco de um conflito mundial? Com a utilização de armamento atômico? Como ficaremos nós, pobres tupiniquins?
O maior teórico da “guerra total”, autor da obra “Da guerra”, o general e intelectual prussiano, Carl Von Clawsewitz, é o autor da famosa frase: “a guerra é a continuação da política por outros meios”.
Logo, teria todas as insidiosas manobras típicas da política, associadas a uma quantidade brutal de violência. Nunca foi coisa boa. Embora recorrente na nossa história.
Essa declaração gera medo e preocupação. Conforme as respostas, às questões expressas acima, poderemos ser varridos da face da terra.
Quais seriam as respostas? Nesse caso, repito o que costumava dizer aos meus alunos, quando confrontado com perguntas difíceis: “se soubesse responder a isso, não estaria lecionando nesta escola, mas em Hogwarts”.
* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG), Direito Administrativo (UFMG) e Ciência Política (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com