Ordem do Dia 28/03/24
continua depois da publicidade
Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista Político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia.
Tomando como referência o território continental americano, as Américas do norte, central e do sul, o governo venezuelano vê-se seriamente isolado.
À excessão de Cuba e Nicarágua, salvo engano, o espúrio processo eleitoral, liderado por Maduro, não possui qualquer outra nação do Continente a apoiá-lo.
Notas oficiais de protesto, na esfera diplomática, brotam de todos os lados. Seriam apenas dois, entre 36 países localizados nesse território, teoricamente aliados à lambança venezuelana.
Com um agravante: a política desse país em relação ao território de Esequibo, oficialmente pertencente à Guiana, colocou Maduro em confronto direto com o Reino Unido, que recentemente realizou manobras navais na região.
A Guiana possui fortes relações culturais e comerciais com a Inglaterra, tem como idioma oficial o inglês, além de abrigar grandes petrolíferas norte-americanas em seu território.
Quem se lembra da Guerra das Malvinas sabe quais são os riscos de travar hostilidades com esse pessoal. Até mesmo Lula, que nunca primou pelo bom senso em relação à ditadura venezuelana, ordenou uma reprimenda diplomática àquele país, em virtude de seu processo eleitoral viciado. Mesmo sem querer, Lula viu-se obrigado a tanto.
Em termos analógicos, a Venezuela estaria tão isolada quanto a Coréia do Norte. Os dois gordinhos birutas, líderes desses países, cada vez se parecem mais. Exceto pelos bigodes.
Com outras importantes diferenças: Coréia do Norte possui armamento atômico e a expressa salvaguarda da China e da Rússia. Quem vela por Maduro?
Putin já tirou o corpo fora, dada a questão da Ucrânia. A China segue em seu proverbial mutismo. Maduro continua a falar sozinho. E, como sempre, a dizer incontornáveis besteiras.
* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG), Direito Administrativo (UFMG) e Ciência Política (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com