Ordem do Dia 21/03/24
continua depois da publicidade
Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista Político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia.
As recentes pesquisas, divulgadas em S. Paulo, mostram que, de fato, a arena paulista estaria repetindo o contexto nacional.
Com um agravante: na Capital paulista Lula venceu Bolsonaro. Com uma diferença de votos maior que Lula teve em Minas toda.
Agora, o candidato do governo federal perde para o atual prefeito, apoiado pelo bolsonarismo. Caberia ressaltar que o perfil de Boulos, de um partido de extrema-esquerda, oferece um limite ideológico.
Claramente, o centro tende a caminhar com o candidato da direita, mais moderado. A presença de Marta Suplicy, na chapa de Boulos, parece não gerar maiores efeitos.
Afinal, o que representaria politicamente Marta, dadas suas idas e vindas por diferentes opções partidárias? O passado de Marta é extenso e variado.
Vinda da elite paulista, começou como sexóloga na TV Mulher (segundo Maluf, “professora de sexo”), passou por vários cargos em governos do PT, acabando por votar pelo impeachment de Dilma Rousseff. Uma trajetória, no mínimo, acidentada.
Agora, de volta ao PT, daria outro “cavalo de pau” em sua carreira. Intenso… O cenário favorece a polarização, dando pouca margem de manobra. O que dificultaria a candidata da terceira via, Tabata Amaral.
Entretanto, a Capital dos paulistas já elegeu duas mulheres para a prefeitura. A força feminina se fará presente uma vez mais? Essa seria a aposta de Tabata.
E a presente queda de Boulos, nas pesquisas, poderia afastar o temor dos paulistas, com uma proposta de extrema esquerda. Levando-os a algum tipo de ponderação eleitoral. Veremos.
* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG) e Direito Administrativo (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com