Ordem do Dia 01/03/24

continua depois da publicidade

Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista Político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia. 

Segundo o IBGE, a população de Minas Gerais se encontra em décimo lugar, em termos de renda “per capita”, no ranking nacional.

O Distrito Federal estaria na primeira colocação, seguido por São Paulo. Em último lugar, figura o Estado do Maranhão. Esse mesmo, governado há décadas pela dinastia Sarney.

Essa distribuição de renda diz muito sobre Minas e sobre sua diversidade. Assim como o Nordeste, o suposto segundo Estado da federação seria uma região decadente.

Assim como o Nordeste, protagonizou um ciclo econômico, o do ouro, que o colocou no mapa da economia mundial.
E da cultura também. Bastaria dizer que o Barroco Mineiro seria um estilo artístico próprio, incomparável.

De tal sorte, que a região mineradora das Minas Gerais foi a única, em toda história, do planeta, a produzir cultura, arte e literatura de destaque. Figurando como patrimônio cultural da humanidade.

No contexto nacional, Ouro Preto era considerada a “Atenas do Brasil”, para onde a jovem aristocracia brasileira ia estudar. Onde estudou, por exemplo, Getúlio Vargas e seu irmão.

Hoje, o que temos, seria o Estado mais endividado do país. Liderado por uma mentalidade medieval e política e administrativamente despreparada.

Onde vemos o governador, um de seus senadores e seu deputado federal mais votado, juntos, pregando contra a vacinação, minimizando sua importância.

Compondo uma espécie de “três patetas do negacionismo”. Isso durante a maior epidemia de dengue da nossa história.

Em audiência pública, na Assembleia mineira, foi revelada mais uma dívida decorrente da administração Zema: mais sete bilhões, devidos à previdência militar.

Sem contar o devido à assistência e previdência dos servidores civis. Essa, talvez, a maior “obra” realizada, exclusivamente, na administração Zema. E tem quem goste.

* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG) e Direito Administrativo (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com