Bombeiros salvam mais um bebê engasgado

Recém-nascido de 18 dias ficou engasgado com o leite materno

O Corpo de Bombeiros salvou mais um bebê engasgado em Poços de Caldas, na noite de domingo, 3. O caso anterior aconteceu em maio.

Por volta de 20h, a mãe da criança, em situação de desespero, ligou para os bombeiros relatando que o filho não estava respirando e estava ficando roxo, após se engasgar com leite materno.

O bombeiro que atendeu a ocorrência pelo telefone orientou a mãe sobre os procedimentos para desobstruir a passagem de ar pelas vias aéreas do bebê. Após o líquido ser sugado das vias aéreas, ainda sssim o bebê não respondia.

O bombeiro orientou para que a mãe desse cinco palmadas no bebê, em decúbito ventral (com sua cabeça mais baixa que seu corpo), sendo que após este procedimento o bebê voltou a respirar e chorou.

Devido à proximidade com o quartel, a equipe de Resgate chegou na residência, que fica no bairro Jardim Country Club imediatamente após o bebê ter sido desobstruído.

No local, a equipe constatou uma pequena dificuldade respiratória no bebê. Todo o restante do leite foi expelido e a criança voltou a respirar normalmente. Já com o bebê totalmente estabilizado e até um pouco sorridente, o avô solicitou que pudesse levar o seu neto junto com a mãe ao hospital em seu carro particular. Os bombeiros acompanharam o deslocamento.

O bebê foi encaminhado para a maternidade da Santa Casa, onde chegou em condições melhores, estabilizado, consciente e orientado, sendo entregue aos cuidados da equipe médica de plantão da maternidade.

O menino tem 18 dias de vida e a sua mãe tem aproximadamente 18 anos.

•COMO AGIR EM CASOS DE ENGASGAMENTO:
1) O engasgamento pode ocorrer no início da amamentação. Após 15 segundos, tire a boca do bebê do peito, para que ele possa recuperar a respiração.

2) Se estiver deitada, não amamente a criança. As chances o tanto da mãe dormir, quanto do bebê sufocar são maiores.

3) Mantenha o berço sem objetos soltos. Cobertores, bichos de pelúcia ou protetores de s podem sufocá-lo.

4) Quando terminar a amamentação, aguarde 15 minutos antes de deitar o bebê no cama ou berço. Mesmo que ele já tenha arrotado.

5) Na hora de dormir, deite o bebê de costas, com a cabeça voltada para o lado. Nos primeiros 3 meses de vida, deixe o colchão levemente inclinado, para que a cabeça fique elevada.