Melhor tinto do Brasil é da Serra da Canastra
continua depois da publicidade
Confira os principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG
Melhor tinto do Brasil é da Canastra
Eleito pela segunda vez como melhor vinho do Brasil, o Sabina Syrah, é feito com uvas produzidas na Serra da Canastra. O Sabina está no topo do Guia Descorchados, do crítico Patrício Tapia, que avalia vinhos dos países da América do Sul. O rótulo está em sua terceira safra e obteve 93 pontos na publicação. Ele é produzido pela Sacramentos Vinifer com uvas da Serra Canastra, em Sacramento/Minas Gerais. A safra de lançamento do Sabina Syrah, a de 2021, também já havia arrebatado a crítica, quando também foi eleito o melhor vinho brasileiro no Decanter Wine Awards. Em 2022, obteve 92 pontos e ficou entre os melhores tintos do país. (Folha da Manhã – Passos)
Biblioteca em Betim é reconhecida
Uma biblioteca de Betim ganhou destaque nacional após vencer o Prêmio Pontos de Leitura 2023, oferecido pelo Ministério da Cultura (MinC). Trata-se da Biblioteca Prof. Arlindo Corrêa da Silva, do Instituto Ramacrisna. O espaço, batizado com o nome do fundador do Instituto, está entre as 300 instituições selecionadas pelo MinC e vai receber aporte de R$ 30 mil para compra de livros, acervos multimídia, equipamentos e materiais de consumo, além de ações de formação e capacitação. A premiação destaca bibliotecas comunitárias que desenvolveram atividades de promoção da leitura. (Jornal MG Turismo – Belo Horizonte)
Fazenda de Uberaba é destaque
A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), que completa 50 anos em 2024, destacou o trabalho que é realizado em pesquisas com bovinos e no melhoramento genético da soja no Campo Experimental Getúlio Vargas, localizado em Uberaba. O campo é a sede da Epamig Oeste, também presente nos municípios de Patrocínio e Patos de Minas (no Alto Paranaíba). A Unidade Experimental, fundada em 1937 pelo governo federal, passou para a Epamig em 1975. (Jornal da Manhã – Uberaba)
Parque prestes a ser entregue
A cidade de Congonhas está prestes a receber uma adição significativa ao seu patrimônio cultural e ambiental: o Parque Natural Municipal da Romaria. Com um projeto que visa integrar o meio natural ao edificado, a iniciativa da prefeitura promete trazer benefícios tanto para os residentes locais quanto para os turistas que visitam a cidade. Localizado em um complexo cultural que abrange o Museu Congonhas, a Alameda Cidade Matosinhos de Portugal e o conjunto barroco da Basílica do Bom Jesus de Matosinhos, o Parque Natural da Romaria se destaca pela sua proposta única de oferecer um espaço para a prática de exercícios físicos aliada à preservação ambiental. (Correio da Cidade – Conselheiro Lafaiete)
continua depois da publicidade
Eletrobras vai incorporar Furnas
Os acionistas da Eletrobras aprovaram na tarde dessa quinta-feira (11) a incorporação de Furnas, em uma assembleia geral extraordinária (AGE). A informação foi confirmada pela companhia em comunicado ao mercado no início da noite de quinta-feira. A deliberação foi pouco usual para empresas desse porte, com o encontro durando poucos minutos e veio na esteira de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que cassou liminares que suspendiam a assembleia, inicialmente marcada para o dia 29 de dezembro do ano passado. Funcionários de Furnas, com apoio do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, pressionaram contra a incorporação. (Últimas Notícias – Formiga)
Site falso para “receber” IPVA
O período de pagamento do IPVA chegou e com isso bandidos se aproveitam para aplicar golpes nas pessoas que não se atentam para as artimanhas dos golpistas. E para alertar os itaunenses sobre a ocorrência destes golpes, a Prefeitura de Itaúna divulgou informações que podem levar à identificação deste crime e, assim, evitar que o contribuinte seja lesado. O alerta é não pagar sem conferir antes o documento, passo a passo e, principalmente, não acreditar em propostas de descontos extras, pois só existem dois tipos de descontos para os proprietários de veículos em Minas Gerais. (Folha do Povo – Itaúna)