Marca figurativa da Puma tem alto renome reconhecido pelo INPI
continua depois da publicidade
Com a assessoria do escritório Gruenbaum, Possinhas & Teixeira, especializado em Propriedade Intelectual, a Puma conquistou na semana passada o reconhecimento do Alto Renome de sua marca figurativa.
O reconhecimento da marca figurativa do “jumping cat” contribui para elevar o grau de exclusividade da empresa Puma perante o mercado brasileiro.
O status é concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) após uma análise minuciosa e criteriosa de evidências de que determinada marca extrapolou seu escopo primitivo de proteção em razão de sua alta distintividade e do grande reconhecimento perante o mercado.
Dessa forma, a marca figurativa em questão entrou para um time de pouco mais de 100 marcas reconhecidas pelo INPI como de Alto Renome.
Em razão do nível de reconhecimento alcançado, as marcas de Alto Renome recebem tratamento diferenciado em relação a marcas comuns sendo protegidas, pelo período de 10 anos, em todos os ramos de atividade.
A proteção extensiva tem o objetivo de evitar o aproveitamento parasitário por terceiros e a diluição do poder distintivo das marcas que atingiram esse renomado status.
Dentre as diversas evidências apresentadas para embasar o requerimento de Alto Renome, constava a pesquisa de opinião pública conduzida pelo Instituto Datafolha, que constatou que 86% dos entrevistados reconheceram espontaneamente a marca figurativa, o que corresponde ao reconhecimento por aproximadamente 138 milhões de brasileiros com mais de 16 anos.
Dentre aqueles que reconheceram a marca, 72% afirmaram que ela pertence à Puma SE, 90% a associaram ao segmento de artigos de vestuário esportivo e o mesmo percentual afirmou que a marca tem boa reputação no mercado, identificando produtos ou serviços de qualidade.
Fundada na Alemanha em 1948, a Puma é uma marca global de artigos esportivos, reconhecida por sua ampla gama de produtos, incluindo calçados, roupas e acessórios. A marca figurativa representa um “gato selvagem”, conhecido pelo dinamismo, velocidade e agilidade.
A parceria entre a Puma SE e o escritório Gruenbaum, Possinhas & Teixeira, portanto, buscou pelo reconhecimento oficial, visando fortalecer a posição e a reputação da empresa no mercado.