Poços está entre as 100 melhores cidades para se fazer negócio

Município ficou em 90º na categoria agronegócio

continua depois da publicidade

Poços de Caldas figura no seleto ranking das 100 melhores cidades para se fazer negócios no país, segundo pesquisa realizada pela Revista Exame, publicada no dia 7 de dezembro.

A edição 2023 da pesquisa Melhores Cidades Para Fazer Negócios utilizou uma parceria estratégica entre as empresas Bright Cities que forneceu os dados para a Urban Systems na elaboração do ranking.

Nesta décima edição, a pesquisa se baseou em dados mais atualizados sobre população, de acordo com o Censo de 2022.

Poços de Caldas figura na 90ª posição na categoria Agronegócio, alavancada pelos negócios realizados na área, com destaque para a cafeicultura.

A cidade figura pela segunda vez no ranking das 100 melhores cidades para se investir no país. O estudo levou em consideração 319 cidades, que são todos os municípios do Brasil com mais de 100. 000 habitantes. Vivem neles 115, 6 milhões de pessoas.

O ranking foi categorizado em sete indicadores: Comércio, Serviços, Indústria, Mercado Imobiliário, Educação, Saúde, e Agronegócio.

Foram analisados ainda a diversidade econômica, o índice de gestão fiscal, o perfil de empregabilidade e o tempo médio para abertura de novos negócios, no que o estudo chama de Macro Cenário.

continua depois da publicidade

A pesquisa ajuda empreendedores e empresas a escolherem os municípios mais adequados para investimentos e abertura de novos negócios.

Em Poços, em nível municipal, o setor Agropecuário está sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, que vem atuando em várias frentes, com projetos de melhorias genéticas nos rebanhos, na agricultura familiar e ,em especial, na cafeicultura, com destaque para o fortalecimento da Região Vulcânica.

A Região engloba municípios de Minas e São Paulo, congregando cafeicultores e também outros agricultores cujos produtos se destacam pelo terroir único proporcionado pelo solo de origem vulcânica.

A produção leiteira também se destaca no município e região, fator que, no passado, atraiu grandes empresas como a Danone, que possui uma unidade instalada em Poços.

Em 2016, a empresa expandiu seus negócios locais, inaugurando a primeira fábrica da divisão de nutrição infantil do Grupo Danone no Brasil.

Instalada no Distrito Industrial de Poços de Caldas, com aporte de investimentos de R$ 120 milhões, a Danone Early Life Nutrition é uma divisão do Grupo Danone especializada em nutrição para bebês até os 2 anos e comercializa produtos como cereais infantis, compostos lácteos e suplementos nutricionais.