Emater lança site de venda de produtos da agricultura familiar
Plataforma de vendas on-line conta com uma ampla variedade de produtos do meio rural
continua depois da publicidade
Queijos, doces, café, biscoito, cachaça, artesanato. Produtos típicos do interior de Minas Gerais que fazem muito sucesso entre os consumidores de todo o país.
A boa notícia é que agora está mais fácil adquirir estes e outros itens, comprando diretamente de quem produz.
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) lançou nesta quarta-feira, 6, uma plataforma de vendas on-line, com uma ampla variedade de produtos do meio rural.
O site É do Campo (www.edocampo.com.br) reúne inicialmente a produção de 40 agricultores mineiros. São aproximadamente 250 itens para escolha, que serão entregues no endereço escolhido pelo comprador.
O É do Campo faz parte do Programa de Apoio à Comercialização Eletrônica de Produtos e Serviços da Agricultura Familiar desenvolvido pela empresa, com o objetivo de ampliar as vendas da agricultura familiar, graças às tecnologias do comércio on-line. Nas próximas semanas, mais 60 agricultores terão seus produtos incluídos na plataforma.
“O programa é dividido em dois pilares. Um deles é a disponibilização desta plataforma de venda para os produtores. Mas não se restringe a isso. O outro pilar é o serviço de assistência técnica e extensão rural desenvolvido pela Emater-MG para todos os agricultores familiares que fazem parte do É do Campo”, afirma a coordenadora técnica estadual da empresa e gestora do projeto, Rhamillye Bartels.
continua depois da publicidade
Ela explica que esta assistência técnica funciona como uma chancela. O trabalho dos profissionais da Emater-MG junto aos produtores familiares garante as boas práticas de produção daquilo que é colocado à venda no É do Campo.
“Outra questão muito importante é a venda sem atravessadores. O nosso objetivo é ligar diretamente o produtor ao consumidor final. Então tudo que está na plataforma é produzido e comercializado pelo próprio agricultor”, informa Bartels.
Quem faz as compras no site tem a opção de pagar com cartão de crédito ou pix. Os produtores do É do Campo passaram por capacitações promovidas pela Emater-MG para conhecer a plataforma de venda, saber como cadastrar os produtos, receber os pedidos, enviar a mercadoria e emitir nota fiscal.
Os produtores interessados em comercializar no É do Campo devem procurar os escritórios da Emater-MG, verificar se atendem os requisitos de participação, preencher um cadastro e apresentar os documentos obrigatórios conforme a mercadoria a ser vendida.