Diferenciar dengue e gripe forte é importante para o tratamento correto

Confundir as duas doenças é um dos erros mais comuns no diagnóstico

Um dos erros mais comuns é confundir um quadro de dengue com uma gripe forte. Isto acontece porque os sintomas podem ser confundidos.

Febre, dores de cabeça, atrás dos olhos, nos músculos, além de um cansaço intenso são sinais que podem confundir. Os sintomas costumam aparecer de sete a 15 dias após a picada, sendo a febre e a dor de cabeça os primeiros a surgirem, podendo durar até uma semana.

Por isto, é preciso procurar um médico ou unidade de saúde o quanto antes. Serão pedidos testes de laboratório para se certificar. Podem ser feitos exames de sangue para detectar anticorpos contra o vírus ou o chamado teste rápido, que mede, também por meio de amostras sanguíneas, a presença de uma proteína encontrada durante a fase aguda da infecção.

O tratamento consiste em medicamentos para acabar com os sintomas. Além disso, é preciso ficar de repouso até que a febre e as dores diminuam e tomar bastante líquido para evitar a desidratação.

TODOS CONTRA O AEDES
Além de fiscalizar a própria casa, de evitar pontos com água parada e de não jogar lixo em terrenos, a população também pode e deve denunciar situações deste tipo, pela Ouvidoria Municipal de Saúde, no 0800-283-0324, de segunda a sexta, das 8h às 17h, com ligação gratuita.