Parceria entre poder público e comunidade ajuda a eliminar focos do aedes
Conscientização é fundamental, porque ajuda a evitar situações que geram água parada
Garrafas vazias, pneus, pedaços de madeira, sofás e até um aparelho de TV: tudo isso foi retirado da mata, ao lado da estrada de acesso à estátua do Cristo Redentor, no bairro Vila Rica, na Zona Oeste de Poços de Caldas, no final de outubro, durante as ações da Semana de Mobilização Nacional de Combate ao Aedes aegypti, que incluíram blitz educativas e atividades em escola.
A conscientização da população é fundamental, porque ajuda a evitar situações que geram água parada e a consequente proliferação do mosquito Aedes aegypti. Na ação realizada no bairro, 40 agentes de endemias e dos oito servidores da Secretaria Municipal de Serviços Públicos atuarão no mutirão.
Sofás e até de um aparelho de TV de dentro da mata. No total, três caminhões com lixo, entulho e materiais recicláveis foram retirados do bairro. Agora, no período de intenso calor e de chuva, todo cuidado é pouco para evitar o Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
CATA-TRECO
Uma das armas para enfrentar a proliferação do mosquito e e evitar o acúmulo de objetos que possam servir para a reprodução de larvas é o Cata-treco, um serviço da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, recolhe colchões, móveis, tábuas e deve ser solicitado de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, pelos telefones 3697-2073 (Zona Oeste e Centro), 3697-2188 (Zona Leste) e 3697-2319 (Zona Sul).
Além de fiscalizar a própria casa, de evitar pontos com água parada e de não jogar lixo em terrenos, a população também pode e deve denunciar situações deste tipo, pela Ouvidoria Municipal de Saúde, no 0800-283-0324, de segunda a sexta, das 8h às 17h, com ligação gratuita.