Onda de calor provoca aumento de consumo de energia em Poços

No comparativo com outubro, houve aumento de 6,5%

continua depois da publicidade

O calor está afetando diferentes regiões do país, com vários alertas divulgados. De acordo com os dados da previsão do tempo, as altas temperaturas devem continuar até o final desta semana.

O clima quente está atípico para Poços de Caldas e, também, para essa época do ano. Diante deste cenário, o consumo de energia também aumentou, já que é natural intensificar a utilização de aparelhos como o ar-condicionado, para amenizar a sensação térmica.

Dados da DME Distribuição apontam a variação no consumo em Poços de Caldas, comparando dois dias em meados do mês de outubro, com dois dias do mês de novembro no mesmo período, com aumento de 6,5% no consumo.

“O aumento da carga em si não prejudica o fornecimento de energia elétrica. A distribuidora está conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN), que opera normalmente”, esclarece Richard Bueno, da Gerência de Distribuição.

Porém, o cuidado deve ser com a conta de energia, o consumidor pode sentir o impacto se utilizar os equipamentos de maneira inapropriada.

Por isso, embora o chuveiro elétrico agora esteja na posição verão e a iluminação natural seja melhor aproveitada do que no inverno, quando a tendência é manter os ambientes mais fechados, ainda assim são necessários alguns cuidados para manter o consumo consciente.

Lembrando que o selo Procel/Inmetro, que garante a eficiência dos aparelhos, é item indispensável, e o cuidado com as instalações internas ajuda a evitar o desperdício.