Jornal da Cidade, 36 anos
continua depois da publicidade
Este Jornal da Cidade foi fundado em 6 de novembro de 1987, portanto há 36 anos. Em seu primeiro número estampara a seguinte manchete: “Poços de Caldas, 115 Anos de Fundação”.
Desde então sempre teve o cuidado de cumprir o seu papel de informar sobre os fatos e acontecimentos ocorridos em Poços de Caldas e região.
Ao longo desses anos a sua redação e a equipe de profissionais, em todos os setores, sempre tiveram seu pensamento voltado para os leitores e, para tanto, abriu as suas páginas para registrar todas as situações voltadas para as questões sociais, políticas, econômicas, esportivas e culturais da cidade.
De 1987 a 2023 o Brasil passou por inúmeras fases econômicas e a empresa resistiu às alterações do mercado e embargos publicitários, fossem da iniciativa privada ou oficiais.
Nesses 36 anos os meios de comunicação rápidos e visualmente atraentes – como a TV, a Internet e as redes sociais – determinaram as regras publicitárias. E isso não impediu que o jornal sucumbisse, pois a sua editoria também se adaptou às novas tecnologias.
Dentro de uma lógica moderada e consciente e incorporado ao quadro dessa tradição jornalística – nesses 151 anos da formação a cidade de Poços de Caldas – este Jornal da Cidade esteve muito bem gerenciado pelo saudoso Ilair Henrique de Freitas e, hoje, dirigido e editado por seu filho João Gabriel Pinheiro Chagas Freitas tem marcada a sua presença no jornalismo local oferecendo aos leitores a notícia na medida certa e, ao mesmo tempo, exercendo as normas constitucionais que asseguram o direito a uma imprensa livre e responsável.
Como antigo colaborador, relembro aqui os nomes de José Carlos Polli, José Cássio de Oliveira Rocha, Wilson Ribeiro e Carlos Monteiro com os quais tive oportunidade de conviver ao longo destes anos.
* Hugo Pontes é poeta, escritor e jornalista. E-mail: hugopontes@pocos-net.com.br