Volume de atividade turística em Minas cresce 17,6% em 2023

No acumulado do ano e em 12 meses, Estado lidera crescimento no País

continua depois da publicidade

Conforme análise dos dados do volume de atividade turística do mês de agosto, realizada pelo Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG, Minas Gerais sustenta crescimento da atividade turística nos oito primeiros meses de 2023.

Nesta frente da análise, o estado tem evolução de 17,6%, superando o segundo colocado, a Bahia, em quatro pontos percentuais.

Por outro lado, Minas exibe a maior taxa de crescimento do Brasil nos últimos 12 meses com 21,5%. Desta forma, o desempenho do Turismo no estado vem se mostrando sustentável pelo terceiro ano consecutivo.

De acordo com a análise, Minas registra crescimento também no desempenho obtido em agosto de 2023 frente a agosto de 2022 que foi de 10,7%.

Embora seja uma taxa menor do que a obtida nos últimos três meses, nesta base de comparação, o incremento do turismo em Minas segue acima dos dois dígitos desde abril de 2021.

O desempenho do estado na variação anual supera o desempenho do Brasil em 5,8 pontos percentuais.

Já a variação registrada em agosto sobre julho de 2023 mostra neutralidade no desempenho da atividade turística em Minas Gerais.

Em julho o desempenho da atividade foi de 0,8%. Os analistas da Fecomércio MG pontuam que a base de comparação de um mês para outra traz flutuações ao indicador em função de sazonalidades e ao curto período de análise para formação do indicador.

No âmbito nacional, a atividade turística teve desaceleração de 1,5% em agosto sendo que em julho indicava crescimento de 0,9%.