Pau…tando | 17/02/16
Leia sobre os bastidores da política local na coluna "Pau...tando"
INDÚSTRIA
O vereador Paulo Eustáquio (PSD) voltou a usar a tribuna da Câmara Municipal, na quinta-feira, 11, para criticar o secretário de Defesa Social, Luiz Carlos Lima. Para o vereador, o secretário criou uma “indústria da multa” na cidade, em referência à atuação dos agentes de trânsito. Paulo Eustáquio relatou ainda o caso de que um agente de trânsito teria desferido um tapa em um motorista, o que para ele, demonstra que existe um despreparo no comando do setor.
TELHADO
O vereador Antônio Carlos Pereira (DEM) lamentou a situação da quadra poliesportiva da Escola Municipal Dr. Pedro Affonso Junqueira, no Jardim Kennedy. Em resposta enviada pelo secretário de Obras, Aldo Foltz Hanser, ainda no ano passado a respeito do assunto, Pereira diz que o titular da pasta alegou que é preciso um projeto para fazer o reparo no telhado. Para o vereador, o problema no local refere-se apenas à troca de algumas telhas que foram danificadas em fevereiro passado, não sendo necessário um projeto para tal intervenção.
ROLAM AS ÁGUAS
Após reclamações de cidadãos em relação a alagamentos na avenida Antônio Togni nas mediações do nº 2527, causado pelas fortes chuvas, quando a água chega a invadir estabelecimentos localizados na área de alagamento, o vereador Flávio Faria (Rede) cobra do Executivo providências sobre o assunto. Segundo ele, os alagamentos são justificados pela falta de vazão da água nos bueiros do local.
VÁRZEA DE CALDAS
O Ribeirão Várzea de Caldas ao longo dos últimos anos vem apresentando vários problemas, o mais comum são as inundações no Jardim Kennedy, pois as tubulações que passam por debaixo da ponte estão assoreadas, o que restringe a vazão da água e, consequentemente, acarreta o risco de enchentes. Diante da situação, o vereador Tiago Cavelagna (DEM) quer saber qual a periodicidade de limpeza do local e qual a última vez que o ribeirão recebeu intervenção.
NONA HORA
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais informou que no início do mês foi pago os valores salariais referentes a nona hora, cumprindo o acordo firmado entre DMAE e servidores representados pelo órgão sindical. Segundo o Sindserv, a categoria se uniu, compareceu em assembleia convocada pelo órgão, e junto com a diretoria do DMAE, “se evitou dezenas de ações trabalhistas”.
RESPOSTA
Após o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço (PT) ter classificado a postura legislativa do vereador Marcos Tadeu Sala Sansão (PSDB) como “denuncista”, o Diretório Municipal do PSDB divulgou nota oficial em que manifesta “irrestrito apoio às ações por ele tomadas”. O PSDB lembra que uma das funções do vereador é fiscalizar as ações do Executivo, o que “ajuda a garantir a exis-tência de um governo que se espera ser transparente de democrático”.
AEDES
Apesar de reconhecer que o trabalho dos agentes de endemias no combate aos focos de aedes aegypti nas residências é eficiente, o vereador Joaquim Alves (PMDB) está preocupado com o combate ao mosquito nos depósitos de ferro velho, desmanches e depósitos de carros apreendidos. Para ele, nestes locais existe a possibilidade de grande proliferação e de imensa rapidez devido a variedade de locais para acúmulo de água, o que motiva questionar se a Vigilância Sanitária tem um controle sobre estes pontos.
CONTAS
A vereadora Zezé Scassiotti (PSDB) quer saber quais os procedimentos adotados pelo DMAE e DME Distribuição para negociar os valores das contas das pessoas que foram afetadas pelas fortes chuvas de janeiro na cidade.