Córrego Vai e Volta passa por inspeção dos bombeiros
Dentro das ações de resposta às chuvas, o Corpo de Bombeiros está realizando levantamento
Dentro das ações de resposta às fortes chuvas do dia 19, o Corpo de Bombeiros está realizando levantamento nos trechos canalizados do Córrego Vai e Volta.
O objetivo é identificar as condições do local e garantir a segurança da equipe da Prefeitura, que atua no trabalho de limpeza e desobstrução. A avaliação está sendo realizada desde quinta-feira, 28, e o serviço de campo já começou. O local é um dos pontos de origem de alagamentos no Centro.
A intenção desta medida é descobrir possíveis pontos de obstrução que possam prejudicar a vazão do córrego. Segundo o secretário de Defesa Social, Luis Carlos Lima, neste primeiro momento, as ações foram feitas pelos bombeiros para que os agentes das secretarias de Serviços Públicos e Obras entrem em ação. O trabalho de campo também já foi iniciado na manhã de sexta-feira, 29.
“O Corpo de Bombeiros tem uma condição técnica e o equipamento apropriado para dar um norte a esse trabalho, por isso, está tomando frente desta ação. Eles irão registrar, filmar e apontar se há algo de errado. Com base nas informações e imagens coletadas pelos militares, os servidores da Prefeitura desenvolvem as ações”, explica.
Segundo o Major Edirlei Viana, que mergulhou para avaliar a situação, não foi verificado problema estrutural, mas há ainda muito lixo dentro do córrego. “O que chamou a atenção é o número de lixo, principalmente plástico, que ficou acumulado e que está de fato represando boa parte da água”, relatou.
De acordo com o secretário de Serviços Públicos, José Muniz Alves, a equipe encontrou até mobiliário no leito do córrego. Neste momento, acontece a retirada manual de lixo, entulho, pedaços de madeira, troncos de árvore, etc., já que não é possível ainda o trabalho com máquinas no local. A primeira etapa deste serviço já havia sido feita logo após as chuvas do dia 19. O secretário de Defesa Social, Luis Carlos Lima, alerta que essas ações só podem ser realizadas nos períodos sem chuvas fortes.