As previsões dos búzios para a cidade no Ano Novo
O babalorixá Fernando de Yodé jogou os búzios, trazendo previsões para a nossa cidade
Mais uma vez, como vem ocorrendo habitualmente, o babalorixá Fernando de Yodé, do Ilê Asé Omo Baba Ode, atendeu ao convite do Jornal da Cidade e jogou os búzios, trazendo previsões para Poços de Caldas em 2016.
Símbolo máximo da busca incessante da sabedoria, Oxalá é o santo regente (orixá) do ano, assim como Iansã (Santa Bárbara no catolicismo) e Iemanjá. Depois de um ano regido pela aplicação da Justiça (a Lei através de Ogum), com ênfase no bom e no mau uso do poder, tanto na política quanto em diversas áreas da vida, o agora ano de regência nº 9, regido por Oxalá, tende a ser mais ponderado, com a verdade dando a tônica.
SUCESSÃO MUNICIPAL
Assim, para o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço (PT), que será mesmo candidato à reeleição, Oxalá prenuncia um ano de obstáculos consideráveis, mas que poderão ser transpostos com a devida perseverança. O bom uso das palavras e as atitudes prudentes serão exigidas do prefeito para que nenhum esforço na direção da harmonia seja em vão. São boas as perspectivas de que, pela primeira vez na história, a cidade poderá contar com a reeleição de um prefeito. Outra informação importante é que, sendo um ano de regência também de Iemanjá e Iansã, uma candidatura feminina como vice viria como fortalecimento de uma chapa vitoriosa nas urnas.
VEREADORES
Como 2016 é um ano de eleição municipal, a atual composição da Câmara de Vereadores não terá vida fácil, uma vez que poucos dos atuais vereadores terão chances concretas de reeleição num pleito em que se prenuncia a ausência do eleitor às urnas, sugerindo aumento das justificativas eleitorais, devendo ser destacado, no entanto, que o ano de Oxalá consiste em estudo, reflexão e até mesmo uma boa dose de obstinação, pois nada tende a ser tão fácil, já que as circunstâncias tendem a exigir cada vez mais articulação política.
CRIATIVIDADE
O aspecto positivo de 2016 com regência de Oxalá é que políticos e dirigentes deverão buscar mais a criatividade, a intelectualidade, a sabedoria, a fé, a espiritualização, a calma e a harmonia, como forma de aprimorar a tomada de consciência. Segundo ele, no ano de 2016, será prudente fazer mais e falar menos. “Será um ano de sabedoria, aquele em que ninguém permanece igual ao que era antes. Para os búzios, 2016 será um ano de discernimento, coerência e responsabilidade”, prevê.
ARRIBA, CALDENSE!
Para o futebol profissional local, falam os búzios que 2016 ainda não será o ano de título para a Caldense e que durante a temporada o clube poderá promover mudanças, tanto no comando técnico, quanto de jogadores. Os búzios apontam que a diretoria fará todos os esforços para que o clube possa ter apoio através de parcerias e, assim, manter o futebol profissional o ano todo, repetindo 2015, quando a Caldense só não conseguiu o título mineiro por um detalhe e ainda disputou a série D do Campeonato Brasileiro, sendo eliminada somente nas semi-finais.
ECONOMIA
Os reflexos negativos do comportamento da economia verificados no ano que passou ainda serão sentidos nos primeiros meses de 2016, com lenta recuperação. A geração de empregos somente ganhará forças a partir de setembro. Fatos relevantes para a cidade também podem ser esperados. E como o custo de vida estará mais alto, por isto, a recomendação é poupar, reduzindo os gastos com energia e com o consumo de água, já que teremos, novamente, um ano de inverno seco.
PRECONCEITO RELIGIOSO
Os ataques atribuídos à pessoas ligadas a algumas igrejas evangélicas levaram Baba Fernando de Yodé a desabafar, identificando o preconceito contra tradicionais religiões africanas, como o candonblé. Para ele, essas pessoas não conhecem essas religiões e assim mesmo fazem críticas, enxergando-as como “recintos de rituais de magia negra, de maldades e de feitiços”. “Se a gente não é capaz de fazer o bem com a ajuda da natureza e das divindades, mal não fazemos”, garantiu, insistindo na importância do sincretismo religioso e das manifestações afro-brasileiras na cultura brasileira. O babalorixá Fernando de Yodé faz atendimento em dois locais: na rua Marechal Deodoro nº 426, Centro, e também no bairro São Sebastião, na rua Antonio Marinoni nº 242. Contatos pelo telefone 99227-5346.