Pau…tando | 30/12/15
Leia sobre os bastidores da política local
CASA ABANDONADA 1
Uma casa abandonada na rua Expedicionários, Centro, ao lado do n° 200, tem gerado preocupação dos vizinhos com a água parada no local, devido às calhas entupidas, muito mato e proliferação de pombos. A equipe do blog Poços de Prontidão chegou a entrar em contato com a Secretaria de Serviços Públicos para relatar o problema. Mas houve dificuldades de conseguir atendimento no número informado, já que a mesagem diz que o número não está recebendo ligações.
CASA ABANDONADA 2
O vereador Antônio Carlos Pereira (DEM) disse que iria reforçar o pedido de providências no local. “Vamos ver de perto a situação e pedir providências também. Nestes casos não pode ter burocracia. O poder público precisa ter mais rapidez na solução dos problemas”, disse.
«DECEPÇÃO
Turistas e moradores que subiram a serra de São Domingos se decepcionaram quando subiram até a imagem do Cristo Redentor. Por ali, haviam vários restos de materiais de construção que estão sendo utilizados em obras de revitalização do local.
PAGAMENTO
Internautas estão na bronca pelo fato de não conseguirem pagar nenhuma conta da Prefeitura, como IPTU e multas, através do internet banking, mesmo em bancos autorizados, como Itaú e Banco do Brasil.
SOB PRESSÃO 1
A primeira sessão extraordinária, realizada na quarta-feira passada, 23, levou um grande número de pessoas ao plenário da Câmara Municipal, para pressionar os vereadores quanto à projetos de interesse de servidores e de setores da sociedade civil. Não raro, a presidente do Legislativo, Regina Cioffi (PPS), precisou intervir para acalmar os ânimos do público.
SOB PRESSÃO 2
Pelo menos em um dos pontos, a pressão do público surtiu efeito. Após um intervalo regimental solicitado pelo vereador Paulo Tadeu (PT), parte dos presentes começou a gritar “vereador, preste atenção/ ano que vem é ano de eleição”, como forma de pressionar os vereadores quanto às votações seguintes. Parece ter surtido efeito: o Executivo enviou ofício retirando de pauta o polêmico projeto alusivo aos servidores do Magistério, o que foi comemorado com um gol.
MAIS IMPOSTOS 1
O contabilista e ex-secretário municipal da Fazenda, Antônio Carlos da Silva, fez críticas quanto à proposta de mudança no Código Tributário, que previa aumento do Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e que acabou rejeitado.
MAIS IMPOSTOS 2
“O Executivo enviou para a Câmara Municipal um projeto de lei, visando a mudança do Código Tributário Municipal, com algumas pequenas modificações de ordem prática, porém o que se visa mesmo é um aumento na forma de tributação, para arrecadar mais impostos da sofrida população, um verdadeiro presente de Natal. O prefeito não está nem aí com a crise que o seu partido criou para todos os brasileiros. E não satisfeito, envia projetos de lei para aumentar a arrecadação de impostos, como se o povo fosse culpado de toda essa situação”, considerou.
AGENDA CHEIA
A vereadora Regina Cioffi (PPS), que é pré-candidata a prefeita na eleição de 2016, teve agenda corrida ontem, 29. Pela manhã, recebeu a imprensa para um café da manhã. Logo em seguida, esteve na Rádio Difusora para dar entrevista, onde argumentou que para quem tem o que mostrar, a redução da campanha eleitoral para 45 dias não vai trazer maiores impactos. À tarde, comandou a segunda sessão extraordinária na Câmara Municipal. Ao contrário da sessão da semana passada, esta foi muito mais tranquila e rápida.
TRANSPARÊNCIA
Diante da baixa nota da cidade no ranking da transparência, organizado pelo Ministério Público Federal, quando Poços ficou em 563º lugar entre os municípios mineiros, o vereador Paulo Tadeu (PT) quer saber qual área da Prefeitura foi a responsável pelo preenchimento das informações ao MPF e se a nota é condizente com as políticas de transparências adotadas pela atual gestão municipal.
POLÊMICA
A mudança de endereço da Secretaria Municipal de Saúde, da rua Junqueiras para a rua Pará, ainda causa repercussão. Agora, é o vereador Paulo Eustáquio (PSD) quem questiona as razões da mudança. Apesar da Prefeitura já ter informado que o novo local garante mais comodidade a usuários e servidores, o vereador quer informações mais abrangentes, incluindo, se há débitos em aberto no contrato de locação na rua Junqueiras.