Pau…tando | 17/12/15

Leia sobre os bastidores da política local

Leia sobre os bastidores da política local na coluna “Pau…tando”.

TRANSPARÊNCIA
O Ministério Público Federal (MPF) lançou uma ferramenta importante para a sociedade fiscalizar os políticos: Portal da Transparência. A ferramenta mostra o ranking das cidades. Quanto mais próximo de zero, menor a transparência do município. Poços de Caldas recebeu nota 1,80 e está na 563ª posição no Estado, empatada com Delta, Estiva Funilândia, Mirabela, Piedade de Ponte Nova e São João do Manhuaçu, todas elas com menos de 15 mil habitantes cada. Varginha aparece com nota 5,20 e Pouso Alegre, com 0,70. A maior nota é de Santana do Paraíso, com 8,90.

DISPONÍVEL
O vereador Flávio Faria (Rede) participou ontem de entrevista na Rádio Difusora e comentou sobre a possibilidade de se candidatar a prefeito no ano que vem. Segundo o vereador, ele sempre foi um político de respeitar “decisão colegiada”, ou seja, de acatar a decisão partidária. Desta maneira, Flávio se colocou à disposição de se candidatar a qualquer cargo eletivo na eleição municipal de 2016, desde que seja a vontade do diretório do seu partido.

ÁGUA PARADA
A fonte do Leãozinho está sem água há algum tempo, devido à problemas em uma peça do fontanário. Agora, os frequentadores demonstram preocupação com o fato da água parada que fica acumulada no fontanário. Em tempos de dengue, zika vírus e chikungunya, todo cuidado é pouco.

ÁRVORES
Os vereadores Jonei Eiras (PSDB) e Luis Carlos Pena Silva (PTB) fizeram visita recente ao Jardim Elvira Dias, questionados pelos moradores sobre o plantio de árvores no local. Considerando que no local será construída uma calçada, eles querem saber por quais motivos foram plantadas árvores naquela via, dificultando o trânsito de pedestres. Por isto, questionam qual foi o órgão responsável pelo plantio de árvores na rua Antônio de Almeida Marques.

PROBLEMAS EXTERNOS
O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores enviou ofício à Câmara Municipal em que comunica que “devido a problemas externos, não será possível a utilização das dependências da Câmara para reunião” partidária solicitada anteriormente.

PRESTAÇÃO DE CONTAS
Já o vereador Flávio Faria (Rede) realiza neste sábado, 17, das 19h30 às 22h, a realização da sétima prestação de contas de seu mandato, também na Câmara.

ALFINETADA
Ao comentar o seu voto de congratulações aos funcionários e diretores do Grupo DME pela renovação da concessão para distribuição de energia elétrica, o vereador Paulo Tadeu (PT) aproveitou para alfinetar pessoas que já estiveram “dentro do DME” e “que colocaram em dúvida”, através de e-mails, a aprovação do aditivo contratual. De acordo com comentários nos bastidores, o alvo das críticas foi o ex-diretor do DME, engenheiro Cícero Machado de Moraes, que vem sendo especulado para disputar a sucessão municipal no ano que vem, embora ainda não esteja filiado em nenhum partido.